sexta-feira, 16 de março de 2012

A fascinante Saigon, atual Ho Chi Minh (dez 2011)

       Dez milhões de habitantes e cinco milhões de motocicletas. Essa é Saigon, antiga capital do Vietnã do Sul, que, com a vitória do comunista Vietnã do Norte e a reunificação do país, passou a chamar-se Ho Chi Minh, em homenagem ao herói nacional. A foto abaixo, feita da janela do hotel, mostra à esquerda um prédio de 86 andares, símbolo da modernidade dessa que é considerada a capital econômica, financeira e comercial do país.

P1080685 bx  

Nossa visita ao Vietnã deixou gosto de quero mais.  O roteiro reservou 14 dias ao país. Parece muito, mas para conhecer melhor o povo e os costumes - além das atrações turísticas propriamente ditas - seria preciso mais tempo.

Em Ho Chi Minh, ou Saigon, ficamos dois dias. E como num deles fomos a Cu Chi, onde estão os túneis cavados pelos vietcongs durante a guerra (tema da próxima postagem), só nos restou um dia na cidade.

Conhecemos o palácio presidencial. Abaixo, uma das salas e o jardim. O lugar tem história: em 8 de abril de 1975, já no fim da guerra, o coronel Thanh Trung, da força aérea do Vietnã do Sul, lançou bombas sobre ele. Embora causando poucos estragos, o ataque teve efeito devastador no moral das forças do Sul, e forçou o presidente Thieu, títere dos americanos, a abandonar  Saigon. Thanh Trung, agente do Norte infiltrado nas fileiras sulinas, foi proclamado herói e promovido a Capitão da Força Aérea Popular do Vietnã.

P1080675 bx              foto 

Visitamos também, no bairro chinês, um pagode budista de 250 anos, dedicado à deusa protetora das águas.

P1080674 bx

Os fieis colocam espirais de incenso e fazem pedidos. Segundo a tradição, quando a espiral se queimar por completo, o pedido será atendido.

Veja no vídeo abaixo, feito por Jitman Vibranovski, os incensos e os desejos escritos em tiras de papel cor-de-rosa. Ligue o som.

  Conhecemos também, numa fábrica, o tradicional processo oriental de fabricação de laca. Abaixo, vídeo de Jitman Vibranovski.

 

Além desses passeios, o melhor foi observar a população no dia-a-dia:

         P1080725 bx        P1080716 bx
         A incrível quantidade de motos nas ruas...                                             ... e a motociclista com o rosto totalmente coberto.

 

          P1080712 bx                      P1080707 bx 
          A grávida sem preocupação com segurança...                                            ... e a mocinha elegante em sua microssaia.

As ruas e calçadas são movimentadas:

P1080700 bx       P1080699 bx  
Pessoas trabalham...

 P1080680 bx       P1080682 bx
...almoçam...                                                                                                             ...tiram uma sesta...

 P1080697 bx          P1080718 bx 
  ...e se divertem.

Mas é à noite que as ruas são mais animadas. Embora o Natal não seja uma data religiosa importante no país, lá, como cá, o comércio se agita: uma quantidade inimaginável de gente fotografava e era fotografada em frente às vitrines coloridas de lojas comuns e grifes internacionais. Numa noite de terça feira, era difícil andar pelas calçadas, tamanha a quantidade de famílias inteiras passeando, felizes como numa festa. Era o fascínio do consumo, ainda incipiente nesse esse país só recentemente inserido na economia de mercado.

Só que, infelizmente, saímos sem câmera. E talvez nem teria sido possível fotografar, pois mal conseguíamos nos movimentar.

Abaixo, duas figuras bem ocidentalizadas, típicas desse novo Vietnã:

                         P1080732 bx                                             P1080733 bx

Próxima postagem: Cu Chi, onde o Vietnã ganhou a guerra

7 comentários:

  1. Lendo essa informação de 5 milhões de motos para 10 milhões de habitantes e vendo suas fotos, começo a achar São Paulo uma tranquilidade. Sempre me assusta aquela quantidade de motos cortando em meio aos carros. O trânsito lá é perigoso ou as motos trafegam devagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trânsito lá é caótico, mas não perigoso, pois as motos trafegam devagar, Júlia. Em São Paulo - e mesmo no Rio - elas são muito mais audaciosas. De todo modo, em Ho Chi Minh é espantosa a quantidade de gente andando sobre duas rodas.

      Excluir
  2. HOLA CLAUDIA: RECIBI TU CORREO DE HO CHI MIN. ESTAN FANTASTICAS TUS FOTOS, ESPECIALMENTE LA DE LAS MOTOS.

    ERES UNA ARTISTA DE LA FOTOGRAFIA. MUCHAS GRACIAS Y MUCHOS SALUDOS

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia,
    Estive também viajando pela Austrália e, apenas 4 dias quase de passagem, os Emirados Árabes Unidos. Retorno e re-encontro seus relatos, dos quais já estava saudoso. Mais do que as belíssimas fotos, me encanta o olhar humano e generoso através do qual você, e certamente o Jitman também, vê estes lugares e sua gente. Feliz por estar de novo aqui acompanhando atento os "capítulos"...
    Beijo, obrigado...
    Guiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc foi aos Emirados Árabes Unidos? Que interessante! Como como foi! Por isso vc tinha sumido do blog, eu já estava estranhando.
      E obrigada pelo comentário, também muito generoso.
      beijão,
      Cláudia

      Excluir
  4. Ótimas fotos e comentários, Cláudia. Gostei demais!
    beijo,
    Barbara

    ResponderExcluir
  5. Chu Van Oanh (desde Vietnam)1 de abril de 2012 às 17:28

    Hanoi, 30 de Marzo de 2012

    Ya lei su ultimo articulo sobre Sai Gon or Ciudad Ho Chi Minh. Muy interesante !
    Muchas gracias por su trabajo y su dedicacion.
    Esperamos leer mas articulos sobre su viaje por otras tierras del mundo.
    Saludos,

    Fdo : Chu Van Oanh

    ResponderExcluir

Não deixe de postar seu comentário! Depois de escrever, clique em "selecionar perfil". Poste como "Nome - URL" (escreva o nome, mas pode ignorar o URL), ou como "anônimo", e depois assine no próprio comentário. Depois clique em publicar. Em ambos os acasos é preciso digitar o código de reconhecimento que vai aparecer na tela. Obrigada!